terça-feira, 4 de novembro de 2014

LEGO Batman 3: Qual será o futuro dos heróis nos videogames?

   No próximo dia 14, jogadores de múltiplas plataformas poderão se aventurar para muito além de Gotham na franquia “Lego Batman”. A sequência toma rumos semelhantes a já testada fórmula em “Lego Batman 2: DC Super Heroes” e “Lego Marvel: Super Heroes”, com um leque enorme de personagens em uma narrativa “para toda a família”. Observando a campanha de “pré-lançamento”, algumas boas questões surgem para as franquias de super heróis.


   Quanto a série, LEGO Batman 3: Beyond Gotham se mostra como uma expansão de uma experiência que começou a ser testada com LEGO Star Wars. É possível ver uma pequena evolução a cada título da franquia, incorporando novos elementos de seus antecessores, sobretudo quando se compara os universos de Super Heróis, como a adição de personagens “Brutamontes” como no caso do Hulk (Marvel) e agora com o Swamp-Thing (DC). Não há muito mistério sobre como o jogo se apresenta, quem jogou um game da franquia já sabe o que esperar e qual público alvo é o seu foco. Dito isto, soa quase estranho observar as recentes adições de personagens da DC, explorando os universos mais “sóbrios” dos heróis, como a recente trilogia Batman (Com direito ao Coringa de Heath Ledger e o “Arrow” do seriado de TV).

Será que em breve teremos algum game LEGO lançando junto com filmes? Um LEGO Avengers 2 talvez?

  O maior problema visto nos anúncios dessas DLCs de conteúdo mais “maduro” e estrategicamente voltada para o público de “pais e mães” ao invés de “filhos e filhas” é ver que o a tendência é que tenhamos menos games de super herói como Batman: Arkham City e muito mais LEGO. De um ponto de vista de mercado, faz muito mais sentido a Marvel e a DC investirem nesse segmento, afinal, dois tipos de público estão sendo atingidos pelo seus produtos. Seja comprando as DLCs de LEGO ou novos bonecos de Disney Infinity ou investindo em jogos PG-13 como Scribblenauts, a questão é que o sucesso crescente dos heróis em miniatura faz com que se torne menos provável essas empresas que já estão se arriscando com uma franquia de filmes e séries que se conectam, façam mais um investimento de alto risco como estabelecer um novo game que alcance o nível de popularidade que a Rocksteady alcançou.

Disney Infinity: Em breve vai ter mais personagens da Marvel do que da própria Disney...
   Por agora, resta esperar e torcer que Batman: Arkham Knight venha chutando bundas e fazendo nomes, aumentando o interesse dos consumidores em jogos de super heróis, junto com a esperança que o sucesso quase inevitável de LEGO Batman 3: Beyond Gotham e da constante expansão de Disney Infinity não representem uma acomodação das empresas com o estilo cartunesco dos vigilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário