terça-feira, 4 de novembro de 2014

Grand Theft Auto V: O Que Teremos no PC & Vale Pegá-lo?

   Com o lançamento no dia 21 de novembro 2014, jogadores de PC poderão ver mais ou menos como será a versão de Grand Theft Auto V que chegará para eles em Janeiro de 2015. Com uma provável gama muito maior de possibilidades de customização, a versão para computador é sem dúvida um dos títulos mais esperados deste e do próximo ano, junto com Assassin's Creed Unity e do mais recente segmento da série Batman Arkham. Agora, jogando ainda mais lenha na fogueira, por que GTA é um grande investimento para o jogador de PC?


Los Santos, sdds

   Mods à parte, Grand Theft Auto V é um grande e divertido jogo, que consegue criar uma história que tira sarro constantemente de si e da realidade moderna. Não a toa tem uma atriz processando a empresa, mas surpreendentemente, outras celebridades não se aproveitaram do fato. Rockstar e seus roteiristas abusam das sátiras e caricaturas e pintam uma geração de hipsters, trolls, jogadores de FPS e muitos outros personagens modernos. O humor de GTA é ainda presente nas multiplas páginas de "media" (sites, filmes e banners espalhados pela cidade), onde as webpages são tão ricas em conteúdo que é provável que você perca boas horas explorando-as.

Paco The Taco ensinando para os americanos um pouco de espanhol.

   Explorar é sem dúvida a palavra chave para o novo jogador em GTA. Há tantos lugares para se visitar e tantas referências - principalmente para os mais velhos - que um mero passeio pelas lojas e ruas de Los Santos se torna uma diversão a parte, bastando apertar uns botões do celular para tirar uma selfie e registrar o momento. É claro que, isto sou eu falando apenas das opções de jogo offline, onde você ainda tem a opção de experimentar três óticas diferentes de Los Santos (através do motorista Franklin, do pai de familia Michael e do insano Trevor) que interagem entre si e principalmente com o mundo ao seu arredor. A cada novo evento que passam, é possível ver como lidaram com isso, seja no relacionamento com amigos e familia, com conversas com o psiquiatra ou mesmo com seus posts nas redes sociais. Los Santos acaba se tornando uma personagem do próprio jogo, visto sua constante transformação e a possibilidade de ver que seus atos impactaram em algo naquele universo.

Se o modo offline já apresenta todos esses atrativos, o modo online de GTA é no minimo, digno de admiração. Se eu fosse escolher pontos negativos, diria que a limitação atual de jogadores nos consoles (16 pessoas por server) junto com poucas atividades de lazer seriam minhas unicas críticas, mas ainda assim, GTA Online traz uma gama de formas de jogar que compreendem diversos gostos, passando por Third Person Shooters, Off-Road Racing, Bike Racing, Pro-Cars Racing, partidas de deathmatch ao melhor estilo Twisted Metal feita por jogadores, lutas de gangues, lutas inspiradas em Smash Bros, Capture The Flag e missões coop (com a expectativa da Ainda tão esperada heist, similar aos assaltos planejados do modo história). O jogador de console ainda tem a sua disposição modos de criar partidas limitadas, como corridas e tiroteios.

Imagine essas paradas para PC.

   Por fim, o que esperar de GTA V nos computadores e nas mãos dos usuários da Steam? Caos. Tal como para console, somente caos e diversão, com muitas horas gastas e provavelmente muitos mods. A versão para console já conta com alguns mods em execução, como a eliminação dos oceanos (para manobras de Dirt Bike/ Motocross), visão em primeira pessoa, chuva de meteoros e ovnis e, com a adaptação para PC, é possível esperar que essa insanidade toda aumente e nos permita, por exemplo, explorar novas áreas. Quão bom seria, por exemplo, a anexação de Liberty City (GTA IV) ao game, ou a expansão do numero minimo de jogadores num server para algo nos 3 digitos, ou melhor, o mapa completo de GTA San Andreas, com direito a Las Venturas e San Fierro.

Damn. Que venha janeiro, que venha GTA V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário