quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Steam, Cadê o Carinho com os seus Calouros e Formados?

Eu andei reparando como a minha lista de jogos em acesso antecipado diminuiu nos últimos meses. Muita coisa foi finalmente lançada. Mas fica a questão, como saber de fato quem está em Acesso Antecipado e quem lançou proveniente disso? Bom a resposta para a segunda pergunta é: Não há como. Isso por si só é horrível, as datas de lançamentos dos jogos no Steam ficam bagunçadas, já que alguns desenvolvedores preferem manter a data de lançamento como a data que foi quando eles entraram em Acesso Antecipado (principalmente jogos free-to-play). Enquanto isso outros desenvolvedores preferem mudar a data e colocar o lançamento como no dia que saiu do Acesso Antecipado (na maioria das vezes com o intuito de aparecer de novo na página principal do Steam, dentre os destaques recentes).

Agora quando o assunto é saber quem ainda está no Acesso Antecipado também não é tão simples como você possa imaginar. A área dedicada dentro do Steam não quer te ajudar, a qualquer momento eles mostram apenas 100 jogos no máximo e a única solução é fazer uma busca avançada na loja procurando pelo termo acesso antecipado ou clicando no canto direito onde está escrito "Saiba mais". Procurando dessa forma retornam 264 jogos; na busca manual selecione "jogos" porque senão ele inclui "vídeos/trailers". Todos esses títulos possuem a etiqueta "Early Access" em azul nas miniaturas (thumbnails) do jogo, mas essas etiquetas somem quando você compra o jogo e ele vai para a sua biblioteca!

Imagina se eu vou querer os resultados convenientemente à vista


Todos nós sabemos que já entraram muito mais de 260 jogos através do Acesso Antecipado, logo a busca está realmente limitada apenas aos que estão em produção. O que é bom, mas não responde quais chegaram no Steam através desse programa. Uma outra maneira de "descobrir na cagada" quem chegou através do AA é olhar as resenhas do jogos e ver se quaisquer uma delas possue a marcação "Acesso Antecipado", mas isso é pouco prático.

Eu consegui separar meus jogos em Acesso Antecipado graças as ferramentas do Enhanced Steam e ainda deu trabalho


Daí eu me perguntei: "Será que o Greenlight é a mesma coisa?" Na realidade, nem tanto. Fazer uma busca avançada não mostra sequer uma categoria e se você escrever "Greenlight" na busca isso retorna... Pasmem... 31 jogos, ¬¬. Um deles é a Taxa de Inscrição do Greenlight que nem é um jogo em si! E se você escrever "Greenlit" na busca é pior ainda, só aparecem 5 jogos! No entanto, a única maneira eficaz de achar os títulos do Greenlight é justamente indo na área dedicada (que pelo menos não te limita em 100 jogos), lá eles mostram que 1131 jogos receberam luz verde e 410 foram lançados! É o contrário! Vai entender...


Reparem no retângulo azul enorme que a qualquer momento mostra exatamente o que você está vendo

Beleza, mas por que essas informações do Greenlight não ficam em evidência? Ao meu ver é simples, nem todo comprador vai se interessar por isso, foi muito sagaz da parte deles colocar na aba de Comunidade sendo que a página principal é a loja. 


"Eu cheguei antes do Acesso Antecipado, isso é bullying!"


Ou seja? Se até para isso que não é do interesse de todo mundo tem uma informação detalhada, por que diabos o Acesso Antecipado que já tem o preço e vive sendo alvo de preconceito não esclarece quem se formou no programa? Isso seria uma forma de provar que nem tudo que chega no Acesso Antecipado é golpe sujo ou porcaria. Espero que isso mude no futuro... 

2 comentários:

  1. Pois é meu caro Salsa... Por essas e outras eu não me arrisco no "Mundo do AA". Deixa lançar primeiro, a galera soltar os reviews na comunidade e aí analisar.... The big problem on all that é que se todo mundo mundo fosse que nem eu, iria destruir o Early Access morreria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que o acesso antecipado assim como o Kickstarter tem uma função. De apoiar as empresas que você acompanha. Daquelas que você tem total confiança de que podem trazer algo no mínimo bom. Só que muita gente compra achando que está "garantindo" o jogo. Sempre que eu gasto dinheiro num AA ou num KS, eu trato como uma aposta numa loteria, pode dar muito certo mas tem que ser um dinheiro que você não vai querer de volta.

      Excluir