quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Saiu e Você Não Viu? Deuses Não Jogam Dados... Nós, Sim!


Cada vez esse meu poster faz mais sentido.

Depois de jogar bastante Gods Will Be Watching cheguei a mesma constatação que todos os críticos na época chegaram: De que o jogo é ridículo de fácil, porém os desenvolvedores colocaram aleatoriedade nas coisas para deixá-lo ridículo de difícil. E com isso percebo que Gods Will Be Watching deveria ter continuado apenas como um jogo de game jam e não comercializado. Ele é um jogo curtíssimo, mas que se você o torna um jogo de azar aí sim ele fica demorado, onde a sorte influencia muito mais do que as capacidades do jogador. E até você perceber isso é tarde demais. Você já perdeu várias partidas, já ficou mega frustrado por conta das diversas vezes que jogou, considera se o jogo valeu mesmo seus 20 reais e não vê chance de vitória no horizonte...

Eu não sou sua mãe para ser obrigado a amar suas cagadas.

Mas nem tudo está perdido quando os desenvolvedores percebem que seu jogo só agrada um grupo seleto de masoquistas, certo?! Errado. Em vez de consertarmos e assim fornecer o primeiro "Super Meat Boy Aventura Gráfica" em que a tentativa e erro te deixa cada vez melhor, vamos incluir um novo modo de jogo chamado FÁCIL, isso vai com certeza fazer as pessoas se sentirem melhor, certo? Errado de novo, você provou agora por A+B que sua experiência original foi falha e ainda está esfregando na cara dos seus jogadores que eles são ruins. Beleza, então vamos incluir um modo "quebra-cabeças" e tirar o elemento aleatório... Maravilha... Eu resolvi a primeira cena na primeira tentativa sem que nenhum refém morresse e sem mandar nenhum deles para a sala de descanso. Me parece que você deveria renomear o modo para "veja como eu não sou a Lucas Arts". O mais engraçado é chegar no final do capítulo e o jogo te dar os parabéns por derrotar o "modo fácil". WTF! Continua sendo o modo fácil?!

O curioso é depois usar a mesma tática no modo original e perceber que fazendo as mesmas coisas ainda assim eu só consegui terminar o capítulo com 1 único sobrevivente... Bom, pelo menos rendeu o desafio de não enviar ninguém para a sala de descanso.

Com o tempo que eu levei o Panteão inteiro olhou minha partida... e riu.


Gods Will Be Watching tinha tudo para ser um jogo intrigante. Não um jogo de decisões táticas meramente fundadas em porcentagens invisíveis e sim através de dilemas onde você decide quem vive ou morre baseado no carisma e empatia proporcionado pelos personagens ao longo do jogo. Não é como se ninguém não tivesse feito isso antes, sabe?

"Yes, you diiid! Yes! You! Did!"  - Jules

Nenhum comentário:

Postar um comentário